Informações
Os mini coelhos são animais mamíferos e da família dos lagomorfos, ou seja, não são roedores. Apesar de pertencerem a diferentes ordens, coelhos e roedores possuem algumas características comuns, como os dentes incisivos que nunca param de crescer (coelhos têm quatro superiores, enquanto roedores possuem apenas dois).
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, os dejetos dos coelhos não possuem cheiro forte. As rações de qualidade disponíveis no mercado, auxiliam na redução de odores, que aliada à uma boa higiene da gaiola, impedem quaisquer problemas relacionados a isso.
Trabalhamos com mini coelhos e coelhos anões. Apesar de seus tamanhos variarem de indivíduo para indivíduo, eles são expressivamente menores que os coelhos comuns. Veja abaixo uma tabela comparativa:
São também mais ativos, inteligentes e brincalhões, além de criarem ligações afetivas com seus donos.
Ótimos animais de estimação e podem ser criados em casa ou apartamento.
Ficam bem sozinhos, dentro da gaiola. Porém é importante que fiquem soltos ao menos 1 hora por dia, para brincarem e se exercitarem.
Veja mais informações em Cuidados.
As fases de vida dos coelhos
Quer saber tudo sobre as fases da vida de seu orelhudo? Assim como o ser humano, ele tem comportamentos diferentes na infância, na adolescência e na vida adulta. Também existem algumas peculiaridades entre machos e fêmeas. Confira:
-
Infância: Esta fase vai mais ou menos do desmame, por volta dos 35 dias, até os quatro ou cinco meses de idade. Nesta etapa, o coelho costuma ser bem serelepe: corre, salta, explora novos ambiente e enfia-se embaixo dos móveis. É o momento ideal para começar a ensiná-lo algumas coisas. Acostume-o nesta fase a realizar procedimentos que você fará com frequência, como ir ao veterinário, andar de carro e ter contato com outros animais. Também é importante adaptá-lo a usar a caixa sanitária. Outro ponto fundamental é estabelecer os laços afetivos, faça bastante carinho no seu bichinho!
-
Adolescência: Por volta dos cinco meses, o seu orelhudo (ou orelhuda) viverá um momento de mudanças hormonais que afetam seu comportamento. Os machos tendem a demarcar território com urina. Pode ser até que ele abandone a caixa sanitária. É o momento ideal para castrá-lo, caso não queira que o bichinho procrie. As fêmeas ficam mais receptivas sexualmente e, em alguns momentos, podem mostrar alguma agressividade. Também é importante deixá-lo gastar um pouco de energia, correndo pela casa ou se divertindo com brinquedos. Apesar da rebeldia, continue sempre sendo muito amoroso com ele.
-
Adulto: A fase adulta inicia-se entre um e dois anos. Geralmente, ele fica mais dócil, carinhoso, obediente e tranquilo. Ele passará mais tempo dormindo, mas ainda assim precisará se exercitar. É fundamental que o coelho adulto tenha uma alimentação de qualidade, com grande quantidade de fibras, para prevenir a obesidade.
Lembre-se: estes sintomas podem ou não aparecer, depende de cada animal. E independente da fase, amor e muito carinho são fundamentais para todas as etapas da vida do seu amiguinho!
Fonte: Portal Melhores Amigos | http://portalmelhoresamigos.com.br/conheca-todas-as-fases-do-seu-coelho/